domingo, 15 de agosto de 2010

Caracol de jardim

O caracol de jardim é o caracol mais utilizado para o fabrico de baba de caracol. O caracol de jardim é um gastrópode e é um dos molusculos mais conhecidos na terra porque é o caracol mais usual termos no nosso quintal em casa.


O caracol de jardim é constituído por uma carapaça dura castanha ou uma carapaça castanho-escuro com riscas amarelada escuras e na carapaça tem 4 ou anéis em espiral. O caracol de jardim tem um corpo acinzentado e viscoso e a cabeça do caracol de jardim suporta tentáculos, 2 dos seus tentáculos suportam os olhos, um suporta gânglio cerebral. Dentro da carapaça tem como os outros caracóis, tem os seus órgãos e não só como o rim, um pulmão, o fígado, o estômago, o coração, o ânus e entre outros.

Eles deitam o muco que é para ajudarem no seu movimento.

A baba de caracol de jardim começou a utilizar muitos anos atrás quando os agricultores utilizam a baba de caracol para ajudar a curar lanhos como cortes da madeira ou a pele enruga, mãos cansadas de trabalhar no campo etc. Esse conhecimento da baba de caracol para ajudarem a curar fridas normais de trabalhadores da agricultura começou na medicina tradicional. Foi uma das melhores decobertas para a cosmética por exemplo mulhes que pensavam que nunca mais podiam mostrar a sua perna porque tinham uma mancha ou uma cicatriz agora já podem com a baba de caracol.